Sobre o direito de parir

Dias desses recebi um convite muito especial: escrever o texto de abertura da exposição Portal da Vida – múltiplos olhares sobre a beleza de parir. A exposição reúne imagens de 20 fotógrafas de parto de vários lugares deste Brasilzão. As fotos foram escolhidas por voto popular. E – felicidade! – fui selecionada a estar entre esse grupo de profissionais incríveis (Minha foto é essa aí embaixo. Não é uma imagem do Projeto Parto Delas. Fiz durante um trabalho em um parto domiciliar planejado. Mas, como todas as fotos do Parto Delas, também exala amor. Por isso mereceu espaço neste blog).

O texto que escrevi é uma profunda reflexão sobre os direitos da mulher. Em especial, o direto de ser respeitada. Não apenas no parto, mas na vida.

Portal da vida

Múltiplos olhares sobre a beleza de parir

É preciso muita ousadia para parir. A decisão pelo parto humanizado é um processo complexo em que, nós, as mulheres que parimos, somos a resistência. Não basta querer. Tem que querer muito. É preciso informação. Porque desejar ter um parto, dentro da realidade obstétrica que vivemos no Brasil, implica nadar contra a corrente. Implica questionar um sistema que encara a mulher como coadjuvante de seu próprio parto. Que a faz acreditar na imperfeição do seu corpo. Roubar de uma mulher a incrível experiência de um parto com respeito é uma das formas mais cruéis de violência que pode existir.

Como fotógrafas, queremos ajudar a transformar o atendimento ao parto no Brasil. Queremos tornar realidade para todas as mulheres o parto com respeito. Com esta exposição, estamos um passo mais perto de alcançar esse sonho. Porque a gente sonha junto.

As 20 imagens expostas foram escolhidas pelo voto do público, a partir de uma mobilização nas redes sociais que atingiu mais de 100 mil pessoas em apenas 72 horas. As fotos que fazem parte desta exposição revelam a beleza de mulheres dando à luz, um resgate da ancestralidade feminina e da crença de que são capazes de parir. É uma fotografia transformadora.

A exposição é uma iniciativa do Portal Hora Dourada, uma rede nacional de fotógrafas de parto e de grupos de gestantes, que tem o compromisso de disseminar informação de qualidade a respeito do parto humanizado. Acreditamos que a fotografia de parto é capaz de transformar o mundo. Sim, a gente sonha grande.

Por Luciana Zenti

©Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total deste texto, desde que citada a autora e a fonte. Não pode ser utilizado para venda ou qualquer fim comercial.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 10.00.42

Ministro da Saúde vista exposição Parto Delas

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, marcou presença na exposição Parto Delas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR). A jornalista Luciana Zenti foi convidada a expor seu  trabalho durante o lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde do Paraná em parceria com o Ministério da Saúde.

LucianaZenti_MON-19

Exposição no Museu Oscar Niemeyer

Curitiba foi a cidade escolhida pelo Ministério da Saúde para lançar a Semana Mundial de Aleitamento Materno em 2017. O evento foi realizado no dia 04/08 em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná e pelo Ministério da Saúde no Museu Oscar Niemeyer. E teve exposição do Parto Delas por lá. Fotos de parto humanizado no SUS em uma museu que é a coisa mais linda deste mundo. Pura beleza!

Quebra de tabu

Parto Delas na Rádio Banda B de Curitiba.
Uma ouvinte me mandou mensagem agora há pouco. Depois de ouvir a reportagem, escreveu: “Deus te abençoe e te dê sabedoria para que seu trabalho quebre o tabu no Brasil e as mulheres conquistem o respeito tão esperado!”.
Que assim seja!
www.facebook.com/projetopartodelas

#PartoDelas
#EuApoioOPartoHumanizadoNoSUS
#MaternidadeBairroNovo
#FotografeSeuParto
#LucianaZenti

Foto do parto da Andressa Nascimento na Maternidade Bairro Novo. O carinho da enfermeira obstetra Alyni Dobkowski e das doulas Maria Do Rosario Nunes e Flavia Franceschetti Dezem.

radio_bandaB_02ago17

Exposição nacional

Luciana Zenti está entre as fotógrafas selecionadas para uma exposição bacanérrima que vai fazer a semente do parto humanizado voar beeeem alto!
A gente sonha grande. A gente quer ajudar a transformar o atendimento ao parto no nosso país, tornar realidade para todas as mulheres o parto com respeito. Com esta exposição estamos um passo mais perto de alcançar esse sonho. Porque a gente sonha junto.
Mais de 100 mil pessoas (uau!) viram nas redes sociais nesses últimos três dias as fotos de parto de todas as fotógrafas que participaram do concurso. É coisa pra caramba!
Serão 20 fotografias expostas no 1º. Congresso Nacional de Fotografia de Parto e no 3º. Congresso Nacional de Parto Humanizado, de 09 a 11 de agosto na Assembléia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis/SC. A exposição também estará no IV SIAPARTO (Simpósio Nacional de Assistência ao Parto), 07 a 10 de setembro em São Paulo (SP).
WhatsApp Image 2017-08-01 at 10.00.42

Seminário Retratos da Mulher na Fotografia

Feliz da vida! Meu trabalho fotográfico Parto Delas foi selecionado para ser apresentado no Seminário Retratos da Mulher na Fotografia, que vai rolar em Curitiba nesta semana. Legal demais estar entre as escolhidas entre tantas fotógrafas do Brasil todo. Neste domingo (30/07/17) será projetada uma das imagens do meu projeto fotográfico que retrata o parto humanizado no SUS. Estou também entre as doze profissionais que participarão da leitura de portfolio.
Já curtiu a página do Parto Delas no Facebook?
#PartoDelas
#EuApoioOPartoHUmanizadoNoSUS
#FotografeSeuPartoIMG_4499